Respuesta Rápida: Como Colocar Bolsa De Colostomia?

0 Comments

Como é colocado a bolsa de colostomia?

A bolsa coletora é encaixada adequadamente do lado de fora do estoma para recolher as fezes do paciente. Ela possui uma trava de segurança e deve ser higienizada conforme necessário, geralmente a cada quatro horas, como recomenda o gastroenterologista Henrique Perobelli.

Como fixar melhor a bolsa de colostomia?

Com uma das mãos, segure a pele da sua barriga e com a outra descole lentamente a bolsa. Higienize a pele periestomal (ao redor do estoma) e o estoma com uma compressa ou gaze umedecida em água morna. Limpe com cuidado e depois, seque a região com uma compressa, lenço de papel ou toalha limpa. Lave as mãos novamente.

Como é feita a higienização da bolsa de colostomia?

Para lavar a bolsa, você pode encher um copo descartável com água e despejar com cautela dentro da bolsa. Depois segure a saída firmemente e agite a bolsa devagar. Em seguida é só despejar a água suja no vaso sanitário. Depois de lavada, a bolsa deve ser fechada novamente com o grampo.

You might be interested:  FAQ: Como Empezar A Operar En Bolsa?

Como tirar o ar da bolsa de colostomia?

Para liberar os gases siga estas etapas:

  1. Segure a borda de saída da bolsa levemente para cima e retire o “grampo”.
  2. Segure a parte superior da bolsa com uma mão.
  3. Com a outra mão empurre os gases para fora deslizando o polegar e o dedo indicador pela bolsa,de cima para baixo.

Como é feita a cirurgia de colostomia?

Colostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer-se uma abertura na parede abdominal (estoma ), temporária ou permanente, e ligar nela uma terminação do intestino, pela qual as fezes e gases passam a ser eliminados. A este estoma acopla-se uma bolsa adesiva, coletora dos produtos intestinais.

Quando é necessário usar bolsa de colostomia?

A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.

Como curar assadura por bolsa de colostomia?

Quando apresentar assadura ao redor do estoma ou na pele devido extravasamento de fezes pode-se utilizar uma pomada a base de óxido de zinco, observando para não interferir na área de colagem da bolsa coletora (placa).

Como proteger a bolsa de colostomia no banho?

Como proteger a bolsa de ostomia em caso de utilização no banho. Se a escolha for manter a bolsa de colostomia durante o banho, é importante proteger os contornos do adesivo da placa. Para isso, você pode usar um esparadrapo à prova d’água ou um extensor de base.

Porque a bolsa de colostomia estoura?

Geralmente, o vazamento da bolsa de ostomia acontece por diferentes motivos, quando ela não está bem ajustada ou quando o adesivo não está aplicado corretamente.

You might be interested:  A menudo preguntado: Que Es Un Broker En La Bolsa De Valores?

Como limpar um estoma?

Para limpar o estoma, na maioria dos casos, basta utilizar água morna e uma toalha. Já quando se trata da higienização da pele periestoma, convém usar um sabonete, de preferência neutro e líquido.

Quem usa bolsa de colostomia fede?

De forma geral, a bolsa de ostomia não deve ter odor algum. Em alguns raros momentos, porém, você poderá notar alguns odores da bolsa de ostomia, isso pode acontecer quando você ingere certos alimentos, por exemplo.

Como lavar bolsa de colostomia em bebê?

Dicas para cuidar de estomas em crianças:

  1. Ao trocar a bolsa, dê prioridade para o período da manhã, antes da criança ingerir líquidos;
  2. Água morna e sabão podem facilitar o descolamento da bolsa ou da placa.
  3. Ao descolar a placa, lave a pele periestoma com água e sabão neutro.

Qual é o tempo para esvaziar a bolsa coletora?

Quando esvaziar a bolsa de ostomia? O melhor momento para esvaziar a sua bolsa é quando estiver 1/3 ou, no máximo, metade cheia. Manter a bolsa com sua capacidade no limite aumenta consideravelmente os riscos de vazamentos.

Quanto tempo pode durar uma bolsa de colostomia?

A bolsa precisa ser trocada a cada higienização. A troca da bolsa e da placa deve acontecer de acordo com as orientações do fabricante (geralmente, a cada 4 ou 5 dias ).

Qual é a alimentação recomendada para o paciente que tem colostomia?

Beba de seis a oito copos – de água e outros líquidos por dia. Para obter uma quantidade maior de líquidos, fibras e vitaminas, alimente-se, no mínimo, de cinco porções de frutas e vegetais por dia. Uma maneira fácil de fazer isso seria encher metade do prato com frutas e/ou vegetais em cada refeiçãoA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post